Prouni

Falha no sistema leva MEC a prorrogar inscrições do Prouni

Previsão de encerramento do sistema era para esta quinta-feira (4/8), mas foi estendida da para sexta-feira (5).

EuEstudante
postado em 04/08/2022 08:00 / atualizado em 04/08/2022 08:00
 (crédito: ProUni)
(crédito: ProUni)

Após falha no site, o Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar o prazo de inscrições no Programa Universidade para Todos (Prouni). A previsão de encerramento do sistema estava prevista para esta quinta-feira (4), mas foi ampliada para sexta-feira (5).


O processo seletivo do ProUni em andamento é voltado para ingresso no 2º semestre deste ano. Candidatos que pretendem participar devem, necessariamente, ter feito Enem e alcançado nota mínima de 450 pontos nas cinco provas do exame e também não ter zerado na redação.


Desde terça-feira (2), vários candidatos vinham se queixando nas redes sociais sobre problemas no processo de inscrição. Durante o período de inscrição existe a possibilidade de mudar de curso e também de instituição.


Antes voltado apenas a alunos da rede pública, o programa oferece bolsas integrais e de 50% para ingresso em instituições privadas de ensino superior. Neste ano, passou a valer para estudantes da rede privada o acesso a vagas não preenchidas.

A presidente da União NAcional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz, defende a prorrogação das inscrições no Prouni. "Para que ninguém fique para trás, é essencial a prorrogação das inscrições do ProUni e correção das falhas. Mas também devemos entender a situação da educação no país: com programas de acesso ao ensino superior sendo desmontados, crise no MEC e no INEP. As falhas demonstram o desgoverno que atravessamos", disse.

Internautas chegaram a relatar que o sistema vem sumindo com vagas antes anunciadas. Além disso, não estava exibindo as notas de corte parcial dos cursos, usada como parâmetro para os candidatos identificarem sua classificação parcial e também o desempenho no Enem, parâmetros para requerer bolsas de estudo.

por meio de nota, o MEC Ressaltou que a prorrogação do prazo demonstração no Prouni foi definido “para garantir o direito de que todos os estudantes tenham a oportunidade de participar do programa”.

Confira o cronograma do Prouni

* INSCRIÇÃO?1º a 5 de agosto
* RESULTADO DA 1ª CHAMADA?9 de agosto
* COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES DA 1ª CHAMADA?9 a 17 de agosto
* RESULTADO DA 2ª CHAMADA?22 de agosto
* COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES DA 2ª CHAMADA?22 de agosto a 31 de setembro
* PRAZO PARA LISTA DE ESPERA?5 e 6 de setembro
* DIVULGAÇÃO DA LISTA DE ESPERA?9 de setembro
* COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES DA LISTA DE ESPERA?10 a 16 de setembro

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação